segunda-feira, junho 25, 2012

Aspiradores e panos do pó


"Iiiiinspira" e "Asssspira", são estes os dois eixos fundamentais da mensagem da Depuralina.
Focada em garantir o bem estar dos seus clientes, a Depuralina oferece uma gama de produtos par ou ímpar no mercado, conforme o número seja divisível por dois ou não.

"Inspira", confiança e saúde. "Aspira" os receios e as dúvidas. 

O aspirador, apresentado como símbolo de mudança e libertação, é a arma contra a opressão da tirania da gordura - os "resíduos". A mensagem da Depuralina é tão forte que marcas como a Roweta e a AEG viram as suas vendas aumentar 15% em aspiradores.

Mas coloca-se a questão: será este o método mais eficaz para resolver o problema da gordura?

Os aspiradores limpam o pó mas apenas provisoriamente. Não há registo de nenhuma marca que venda aspiradores descartáveis - assume-se que é necessário aspirar várias vezes. Assim, coloca-se a questão: pretende a Depuralina vender um produto ad aeternum ao mesmo cliente ou pretende resolver-lhe definitivamente um problema?

A imagem de uma jovem a segurar um aspirador, ao sol, esconde uma dura realidade: mesmo na praia, ela não o pode dispensar. E o símbolo de libertação - torna-se per si - o símbolo de uma nova tirania.

Sugere-se, então, à Depuralina, que troque o aspirador por um talão da lotaria: é pouco provável que saia duas vezes.