sábado, setembro 01, 2007

Intra Rail - Dia 5

Dia 5 - Porto - Guimarães
_________________________
Locais visitados no Porto:

. Serralves [-]
. Casa da Música [++]
. Parque da cidade [.]
. Metro do Porto [+]
. Centro da Cidade [+]
. Zona Ribeirinha [++]
. Sé [.]
. Caves Offley [--]
. Estádio do Dragão [+]

Legenda:
[+] - gostei
[.] - não foi mau
[-] -esperava mais
_________________________
Embora tenhamos visitado mais algumas coisas, estas são as de relevância.


Dia 5 - Guimarães

Depois da alteração de planos, seguimos directamente para Guimarães.
Este Verão só tivemos dois dias de grande calor. Naturalmente, o primeiro tinha que coincidir com a nossa visita a Guimarães, terra sem rio ou mar.

Chegámos à estação por volta das 14h30. Não se via ninguém na rua. Perguntamos num café onde era a pousada mas mesmo assim conseguimos andar para a frente e para trás feitos parvos. Cá para mim foi a melhor maneira que a S., guia de Guimarães, encontrou para nos fazer emagrecer compulsivamente. Adorei.

Depois de ficarmos deliciados com a pousada de 5 "pinheiros" [a escala das pousadas da juventude em Portugal mede-se em pinheiros] voltamos a sair para procurar um lugar para comer, às 15h da tarde. Encontramos um sitio muito bom, que quase nos condenou à morte.

Estava um calor morte e o dono do restaurante arranjou-nos uma mesa que ficava numa cave estupidamente fresca. Até apetecia chorar de felicidade.

Comemos alegremente enquanto discutíamos o que se iria ver. Um dos empregados simpaticamente veio ter connosco e perguntou:

"Estais a visitar a cidade? É a primeira vez que cá vindes?"

Uma vez que alguns de nós nunca tinham estado lá [acho eu] respondemos que sim, era a primeira vez que estávamos em Guimarães.

Como fui eu que respondi à pergunta do empregado e ele não deve ter gostado da minha cara, decidiu, logo ali, sem hesitação ou compaixão, condenar-nos à morte:

"Então se é a primeira vez que aqui vindes, ide ao teleférico. Ides ver uma grande vista."

Logo ali juntamos, com uma alegria inocente, esta recomendação aos planos para a tarde. Seria como a cereja em cima do bolo.

Depois de acabar o almoço saímos de novo para o forno e demos inicio à visita.

A visita

Começamos por visitar o Museu Alberto Sampaio. Para além de uma grande colecção de alfaias litúrgicas e arte sacra houve uma peça que não me deixou indiferente: o loudel de D.João I.

Segundo consta, D.João I usou o loudel na batalha de Aljubarrota. Não que eu tenha sido tomado por uma febre nacionalista, mas aquela peça é testemunha de um dos vários acontecimentos decisivos para o país, prova do sacrifício que várias gerações antes de nós fizeram para afirmar a nossa identidade. Gostava de convidar este senhor a passar por lá.

Após a visita ao museu andámos pelo centro histórico. Subimos até ao castelo e visitamos o Paço dos Duques de Bragança. O Paço sofreu muitas obras pelo que hoje é um museu feito de peças vindas de outros lados. Nem por isso menos interessante.

Já passava um pouco das 17.30 quando decidimos atravessar Guimarães até ao outro lado, para andar de teleférico.

O teleférico da Penha

Estava entusiasmado. Aquilo era mesmo alto e estava um dia, embora muito quente, ideal para se ver a paisagem.

Éramos 9. Cada cabine levava 6 pessoas. 6 foram na primeira cabine e 3 [incluindo eu] fomos na segunda. E começa a pior viagem da minha vida.

Ao contrário do que esperava, as cabines não tinham nenhum meio de refrescar a não ser umas frestas mínimas. Para o caso de não estarem a perceber eu explico:

Tínhamos acabado de nos fechar num cubículo que passou o dia todo ao sol, no dia mais quente do ano, que não tinha como arejar. Felizmente na minha cabine só éramos 3 e não os 6.
Nunca me senti tão abafado e com tanto calor na minha vida. Beber água não servia de nada porque estava quente.

Foram os piores 10 minutos e, em vez de estar a olhar para baixo, a desfrutar a vista, involuntariamente acabávamos por olhar para cima para ver quando chegávamos. Foi muito mau.

Quando saímos da cabine até o quente dia de verão parecia fresco. Continuamos a subir, mesmo até à Igreja da Penha. Quando lá chegamos, desilusão. A igreja não era assim tão espectacular e a vista... também não. [note-se que esta é a minha opinião]

Depois de refrescar...faltava descer! Tínhamos comprado o bilhete de ida e volta, para além de não ser viável descer aquilo a pé [demorava muito].

O grupo dos 6 voltou a meter-se na cabine fechada mas... nós apanhamos uma cabine de 3 pessoas que está totalmente aberta da parte de trás. Aí sim, não custou muito.

Resumindo, a frase "Ides ver uma grande vista" tornou-se num ícone para o resto do intra rail.

De volta à pousada só tive uma desilusão: em vez do duche de água fria com o qual passei o dia a sonhar, só conseguia água "morna".

4 Comentários

At setembro 09, 2007 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oh gervasio! o k se passou na descida foi k eu o Fsp e a R nos sentamos numa das cabines do teleférico virados de costas, à espera k a S, o A e o B se sentassem virados pa frente, o k n aconteceu. ou seja, a cabine ia apenas com 3 tótós de costas. foi aío k o homem k lá trabalhava disse "de costas? ides ver uma grande vista, ides!".

de resto, há k se acrescentar k o teleférico já fechou devido a uma infeliz e singular tragédia fatal! e isto é sério...

outra coisa é k ao ler o teu muito interessante blog já dei por mim a pensar (ui) várias vezes "visitámos isto, foi? ah, ta bem...".

outra coisa é k o pingo doce baixou os preços

 
At setembro 09, 2007 11:08 da tarde, Blogger Gervasio said...

hum err...hum... estás a dizer-me que troquei as situaçoes do "Ides ver uma grande vista?" hum...

...

ups...

 
At setembro 09, 2007 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu penso k sim, mas aguardo futuros apoiantes para esta minha causa!

fico triste apenas com atitudes destas vindas de pessoas como tu, gervásio...ker-se dizer... a ignorar o facto do pingo doce ter baixado os preços?!?! n se admite (aguardo tb para isto futuros apoiantes)

 
At setembro 09, 2007 11:18 da tarde, Blogger Gervasio said...

Pah, é assim:

Eu estive aqui a conter-me sobre o pingo doce, mas pronto, agora vais ver:

Eu ando chocado. Tipo, memo bue chocado com esta cena, 'tas a ver?

Eles dizem q baixam mas ... nas férias de agosto, knd ng vê, lançam anuncios "ahh, tivemos q subir o preço do leite"

TRETAS!

Vou masé aprender a tocar a escala cigana, keh pa lhes tocar!

 

Enviar um comentário

<< Home