quinta-feira, julho 21, 2011

Pirotecnia

A diferença entre o "Peso Pesado" e "O Momento da Verdade" é que o primeiro pretende passar a ideia de ser pedagógico para quem assiste e uma oportunidade saudável para quem participa. Azar, só para citar um exemplo, nem é pedagógico nem é saudável.

No fundo, vem juntar a hipocrisia à extensa lista de atributos destes programas.

Naturalmente, não estaria a puxar este assunto se não tivesse uma motivação: enquanto era óbvio para qualquer cidadão - com um nível de cultura médio e uma educação baseada no respeito pela dignidade humana - que "O Momento da Verdade" era degradante, parece que o mesmo já não é assim tão óbvio em relação ao "Peso Pesado".

Alguém é capaz de me explicar porquê?

Tudo o que seja usar/explorar a fragilidade do indivíduo para competição/lucro cabe no mesmo saco: o do lixo.




1. Naturalmente que no ranking  "O Momento da Verdade" está no topo, por larga margem...
2. Para quem não se recorda, "O Momento da Verdade" era um programa da SIC onde o concorrente se submetia ao polígrafo e depois tinha que responder a um conjunto de perguntas comprometedoras para ganhar o prémio. 

2 Comentários

At julho 21, 2011 10:21 da tarde, Blogger Mariana said...

E não é que de repente dou por mim a pensar: será que o Gervásio convidou o Diácono Remédios para escrever um post no seu blog?... lol
brincadeirinha ;)
confesso a minha ignorância total quanto a esse programa, que me recuso a conhecer. acho que a melhor reacção a este tipo de programas é a ignorância. se não forem vistos nem falarem deles, rapidamente acabarão.
E viva a grande conquista do telespectador: o botão da televisão para ligar e desligar!

 
At julho 21, 2011 11:21 da tarde, Blogger Gervasio said...

Ah ah ah! :) De facto convidei o Diácono Remédios, mas ele não quis... (!!!)

Podes achar estranho... mas também nunca vi um episódio do PPesado completo -- contei com alguns amigos para me explicarem o conceito.

Escrevi este post porque reparei de tinha alguma dificuldade em explicar-lhes que o Peso Pesado também é decadente: "mas aquilo é para o bem da saúde deles!", dizem-me.


Pessoalmente... acho que a grande conquista do telespectador chama-se... internet :P

Escolher o que ver quando nos der jeito? Um luxo! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home