Apologia do bom-senso
O Luís Represas e o João Gil juntaram-se lançaram um single. Yeah...
O facto passar-me-ia passado ao lado, não fosse ter reparado (eu e, pelos vistos, muitos outros) num verso em particular desta música:
"Gosto de ti quando és razoável".
Existem músicas que falam de amor e outras de desamor. Provavelmente repararam que faltava uma terceira categoria, dirigida a um nicho de mercado - e criaram uma música de amor-dentro-do-limite-do-bom-senso.
Parece-me bem. Estamos em altura de contenção e devemos pôr os excessos de parte: se, por um lado, eles não estão para aceitar qualquer coisa - nesse caso diriam, "gosto de ti, mesmo quando és pouco ou nada razoável" - também não exigem muito - ou seria, "gosto de ti quando és espectacular".
O que se pede é moderação e por isso, da mesma forma que existem vários tipos de Rock, Metal, Jazz, etc., o que a dupla Represas/Gil está a fazer é história: acabaram de criar, sem saber, o Rock Troikista.
O que é uma música Troikista? Caros leitores, apresento-vos:
"Entre o 8 e o 80 está o 44", por Gervásio Silva.
Um hino à moderação em Lá menor, porque em Lá maior já seria muito exuberante.
Gosto de ti quando és razoável,
Gosto do mar quando a bandeira está amarela,
Gosto da praia quando o vento está moderado,
Gosto de conduzir quando a estrada tem radares,
Gosto do tempo quando o céu está nublado,
Gosto do meu clube quando empata,
Gosto do arco-íris quando é cinzento,
Gosto das férias quando são em Janeiro,
Gosto dos feriados quando são ao fim-de-semana,
Gosto da comida quando já arrefeceu,
Gosto da televisão quando passa uma reposição,
Gosto do cinema quando o filme não é mau.
Gosto de tocar guitarra quando algumas cordas estão afinadas,
E gosto desta música quando ninguém a canta.
E é isto...
5 Comentários
Fico à espera da versão adaptada desta música mas com a tua letra!
Abc.
Faltou-te o refrão!
Bom, ouvir a Antena 1 também tem destes inconvenientes. Destes e de todos os lançamentos do Sardet, a nova do Palma e a Dina do "amor de água fresca" que faz o belo verso "estou bem, estou, estou boa, esta manhã por Lisboa" (é tão mau quanto parece: http://www.youtube.com/watch?v=b7cdCiic-1U)!
Quanto a esta música que nos deixa aguados com apenas 3min, que ficamos a querer mais: "Logo assim é viável fazer um sisudo amável." Quando oiço isto sou uma amável que vira sisuda e mais nada rima com isto sem ser "antes ficar surda". E mesmo assim é rebuscado. Pois que o Luís não me surpreende tanto.
Digam-me que também há muita coisa má se formos a traduzir algumas letras do inglês... eu acho uma desculpa... "razoável".
E entre o 8 e 88 está o 40...
Também já ouvi esta música e a minha parte preferida foi definitivamente a do "sisudo amável"... enfim... pensar que o Luís Represas já cantou o poema "Perdidamente" da Florbela Espanca, que tanto gosto e agora sai-se com esta... se calhar já pensava em arrumar os tarecos e preparar a reforma.
Sobre este post... razoavelzinho ;)
isto agora é mensal?
Pronto pronto pronto pronto...
fui ver o vídeo. Da outra vez não tinha visto pois lembrava-me do efeito da música em mim quando ouvi na Antena 1.
Adoro os sorrisos cúmplices do início, "ah sacana, continuamos a bombar, como quando tinhamos 15...", enfim, maleável, razoável, amável... o português é lixado! Pensemos agora em rimar um dirigível com uma letra em português sofrível mas fazível... em quatro estrofes, vamor pr'ó morfes....
Enviar um comentário
<< Home