segunda-feira, setembro 10, 2007

Intra Rail - Dia 6

Dia 6 - Guimarães - Viana do Castelo

Depois da tortura do "telesférico" e de passar "o serão" a ver alguns macacos a jogar snooker a noite foi de tudo, menos de descanso.

Embora a pousada de Guimarães seja de 5 "pinheiros" os beliches vieram directamente da sucata. Pode parecer exagerado mas pela primeira vez dormi num beliche em que o facto de mexer um braço fazia o beliche abanar todo. Imaginem agora o que é que significava ter que me virar.

Na manhã seguinte continuamos o passeio por Guimarães. Foi um dos momentos mais soft, uma vez que apenas visitamos o centro da cidade. Nada de especial a assinalar já que o principal tinha sido visto no dia anterior.

O almoço

Nesse dia fomos almoçar ao centro comercial do sítio [espero que só haja mesmo um, porque não me lembro do nome dele]. Não era a primeira vez que íamos lá, já que comprámos aí o nosso jantar. E qual foi o sitio que eu escolhi para ambas a refeições? Nada mais nada menos que o

"Universo das Sandes - A melhor sande que você já comeu"

O que é isto?! A melhor sande?
Nada de slogans elaborados, tipo "Universo das Sandes - Uma constelação de sabores".
O quê, é preciso um slogan? Como é que se diz sandes no singular? Sande? "A melhor sande que você já comeu". Toma lá Maria.

Claramente o universo das sandes demonstrava ser um negócio provinciano, não obstante toda a decoração moderna do espaço. Vem agora a parte deveras curiosa:

Sim, foi uma das melhores sandes que já comi. O atendimento era espectacular e a sande estava realmente muito boa. A melhor sande que já comi? Anda lá perto.

A discussão

Enquanto me deliciava com a sande tive a discussão mais mortífera de todas. Qual era o tema da discussão? Força de Coriolis.

Quase fui enforcado por dizer que a força de Coriolis não afecta de maneira visível o modo como gira o remoinho de água de uma bacia. De salientar que a R. não ficaria tão incomodada se eu tivesse vomitado para dentro da mala dela.

Meus caros leitores e todos aqueles que de alguma forma me queriam matar:

Nunca neguei a existência força de Coriolis [seria ridículo!]. No entanto essa força não tem intensidade suficiente para afectar o sentido do remoinho. Para tal acontecer era preciso existirem uma série de condições ideais que não se encontram no dia-a-dia.

_______________
Fontes:

- Wikipédia - Draining bathtubs and toilets
- Projecto Hockham - Mitos
- Interesting thing of the day
- Departamento de Física Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Universidade Federal de Santa Catarina Bairro da Trindade [pdf]

Livros:

- A Física do Quotidiano - Istvan Berkes [professor universitário] - Gradiva - Página 42
- O Grande Circo da Física - Jearl Walker - Gradiva - Pergunta 4.67
_______________

Depois do magnífico almoço fomos para a pousada esperar pela hora do comboio. Ficamos cerca de 2 horas a vegetar na sala de convívio. Não vos posso contar muito sobre o que se passou por lá porque passei a maior parte do tempo ... a dormir.

Viana do Castelo

Era altura de mudar de cidade e por volta das 19.30 chegámos a Viana do Castelo.

Assim que começamos a andar na avenida principal de Viana fomos logo interpelados por uma senhora:

"Então? Quantos sois? Já tendes quarto? Olhem que vos arranjo um quarto grande lá em minha casa por um preço barato."

E enquanto tentávamos despachar a senhora há um homem que se aproxima, pega no braço do BS, afasta-o um pouco e diz-lhe:

"Tenham cuidado, não se deixem ir em cantigas! Aquilo é tudo uma máfia ... eu faço-vos um preço mais barato!"


7 Comentários

At setembro 13, 2007 3:14 da tarde, Blogger Jingle said...

Força de Coriolis????????geek!!!!
abraço
=D

 
At setembro 13, 2007 5:30 da tarde, Blogger Gervasio said...

Olha o meu colega bluemaníaco! =D

Geek? Quem? Onde? Hein??

Realmente nem tinha pensado nisso!
Não deixa de ser espectacular que um dos momentos mais "tensos" desta viagem tenha sido precisamente a discussão sobre "forças" e água a sair de uma bacia.

Claramente este grupo está a precisar de mais gajas. De preferência não-engenheiras.

 
At setembro 16, 2007 11:09 da manhã, Blogger Roxanne W. said...

força de quê???
medo, medo, medo, pânico se esse foi o momento mais tenso!!!!estao mesmo a precisar de sair com pessoas diferentes que não futuro engenheiras é verdade!!!
em relação à mafia tive uma história parecida mas em budapeste, eram aos molhos perseguiam-nos!!!!o mesmo se passava com quem queria destrocar dinheiro...estranho é que era à porta das agências de câmbio que tinha um papel gigante a dizer que era ilegal!!!:S
em relação à "sande" poderia ser se esta palavra tivesse singular, talvez seja por ser composta por 2 pedaços de pão...(esta esoeculação já vai longe, medo também de mim!!)...mas pelo menos não podemos falar de publicidade enganosa...

 
At setembro 16, 2007 4:31 da tarde, Blogger Gervasio said...

Força de Coriolis, minha cara Rox!
É incrivel o que aprendes aqui, n é? =P

Ainda pensei em oferecer um slogan à senhora das sandes em troca de uma sande mas depois de provar uma desisti da ideia, o slogan era apropriado.

O que seria deste mundo sem máfias? Eu pelo menos perdia um paragrafo no meus post. Seria grave. =P

 
At setembro 16, 2007 8:58 da tarde, Blogger Roxanne W. said...

Coriolis seria um nome apropriado para um cão...
quanto ao paragrafo é verdade seria grave, mas devo felicitar-te sabes...ha meses em que o tema do post n é o ist!!!!;)embora em julho um tenha sido provocado por ele....

 
At setembro 19, 2007 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

epa, o duarte amiguinho da blue, agora é actor nos morangos!!
é andar de cavalo para burro... o que um actor hoje em dia tem que fazer para sobreviver... pfff... =D

 
At outubro 01, 2007 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Epa, devo confessar que me excitei um bocadinho qd o Sr. Não-Mafioso me abordou... =/

 

Enviar um comentário

<< Home