sábado, setembro 29, 2007

Intra Rail - Dia 7

De todas as cidades a visitar, Viana do Castelo era a que tinha criado mais expectativas em mim.
Todas as pessoas com quem eu falava sobre o Intra-rail diziam maravilhas sobre esta cidade.

Quando a expectativa é muita a desilusão tende a ser maior e daí o meu receio sobre estes dias.

Qual a minha opinião sobre Viana?

Dia 7 - Viana do Castelo

Na manhã do dia 7 acordei da mesma maneira que me deitei: a ouvir as máquinas que estavam a trabalhar nas obras da Ponte Eiffel [ponte que passa sobre o Rio Lima].

Depois dos dias quentes de Guimarães, o início da visita a Viana coincidiu com o início da chuva e do tempo nublado. Nunca gostei tanto de dias cinzentos!

A descoberta de Viana começou com um passeio pelo centro histórico da cidade. Logo aí percebi que ia gostar.

Viana é uma cidade pequena. Pequena em tamanho e pequena em altura; à parte de um edifício de 10[?] andares que a câmara anda a tentar demolir, não há prédios tal como os conhecemos aqui em Lisboa. Esta característica torna a cidade "respirável". E ainda há o rio. E o mar. E o monte. E, segundo um documentário, as mulheres!

Durante este passeio matinal visitamos várias igrejas. Ficou-me na memória a de S.Domingos. Fomos também ao museu da cidade [cujo bilhete permite ir também ao museu do Traje] e ao forte de Santiago da Barra. Acabámos a almoçar numa tasca que ficava no bairro dos pescadores [certo I.?]

Na parte da tarde fomos ao museu do traje. Antes de mais, quero salientar que em ambos os museus fomos sempre bastante bem recebidos.

Assim que chegamos ao museu do Traje, a funcionária ligou-nos logo a televisão para vermos um documentário sobre Viana, sobre as festas de Viana e, principalmente, sobre seu traje. Estava muito bem feito e deu-nos uma ideia sobre a Festa de Nossa Senhora da Agonia e da sua importância para cidade. No entanto, o final desse documentário mudou radicalmente a minha postura durante o resto da visita.

Ao enunciar as qualidades de Viana do Castelo, o vídeo acaba a falar das mulheres que "são consideras umas das mais belas da Europa" e que se "caracterizam por serem morenas" e ... "pelo seu nariz bem constituído e escultural", mostrando ao mesmo tempo vídeos do espécime em questão.

Ora... quando saí do museu dei por mim a olhar para os narizes das mulheres com quem me cruzava, numa tentativa de identificar se eram ou não vianenses.
Imaginem agora se em vez de ele falar nos narizes ele tivesse falado nos seios. Tinha sido giro...

Depois do fiasco do teleférico de Guimarães, havia um certo receio em relação ao elevador de Santa Luzia. Será que valia a pena? Valeu, e muito. A paisagem é deslumbrante e a igreja tem um certo interesse.

De volta à cidade, ainda houve tempo para ir à Sé e para alguns cederem ao impulso consumista antes de jantarmos num restaurante típico, um pizzaria.

4 Comentários

At setembro 30, 2007 11:41 da manhã, Blogger Roxanne W. said...

ca está mais um dia da tua viagem o que significa que tiveste um descanso de mnutos do ist!!gostei da descrição e deu-me vontade de conhecer essa cidade...quanto ao nariz...o que é um nariz bem constituído e escultural?

 
At setembro 30, 2007 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Haja alguém que dê valor à minha cidade, já que todos os outros andavam ressacados lol bjs mana

 
At setembro 30, 2007 8:31 da tarde, Blogger Gervasio said...

Rox;

nariz bem constituido e escultural é um nariz "perfeito". É que ficava mal dizer "perfeito".

Mana Ines

lolol, se n fosse eu o q seria de voces todos? =D [ok, n respondas para n ficar decepcionado =P]

 
At setembro 30, 2007 10:19 da tarde, Blogger Gervasio said...

PS: rox, essa do "tempo livre", lamento! Este fds foi, à semelhança dos anteriores, passado integralmente no IST.

 

Enviar um comentário

<< Home