segunda-feira, julho 12, 2010

Estrume

(uma crítica ao filme "Sexo e a Cidade II)

É isso mesmo, o título deste post é "estrume". Na realidade eu queria dar-lhe outro nome mas os princípios pelos quais este blog se rege não me permitem.

Passo a explicar:

Sexta-feira passada aceitei ir a uma jantarada com um grupo de amigos que incluía, no final, uma sessão de cinema. Qual foi o filme escolhido? (note-se a presença de elementos do sexo feminino no grupo...)

*pausa para respirar*

"O sexo e a cidade II"

É verdade, eu aceitei ver este filme porque, ouvi dizer, "é um filme com boa disposição, dá para descontrair".

Queria só dizer que este filme é o maior monte de lixo que já vi até hoje. Então e porquê?

Comecemos pelo básico. A história. O filme NÃO tem nenhuma história por detrás. Ah, esperem. A actriz principal faz dois anos de casamento. Infelizmente o casamento está a passar por uma fase menos boa:


Cena I

Ela - " Onde é que queres ir jantar hoje?"
Ele - "Por mim ficamos em casa e mandamos vir."

Ela - "Mas fizemos isso a semana passada!"
Ele - "Então mas ontem também jantámos fora! Gostava de ficar em casa a desfrutar este sofá que demorou um  ano a chegar."


Ela a pensar - " Sinto que o meu casamento já não é como era... antes íamos jantar fora... agora comemos em casa... acho que estamos a entrar na rotina".


 OH NÃO!!! POR FAVOR!!!

Para além da história inexistente, é preciso referir outros momentos "deliciosos" do filme:


Cena II

Ela - "Mantive o meu antigo apartamento porque não é fácil vende-lo. Assim, sempre que posso e quero trabalhar, venho para aqui. Por vezes... venho só para visitar a minha roupa."



Cena III

Uma das personagens que tem filhos está na cozinha com as filhas. Ao mesmo tempo está também ao telefone com a Carrie (?). A certa altura uma das filhas, com as mãos cheias de massa, suja a saia da mãe:


Ela - "OH NÃO!! O QUE É QUE FIZESTE À MINHA SAIA!??!?!"
Carrie (do outro lado do telefone) - "O que é se está a passar? QUAL SAIA??"
Ela - "Bolas... era a minha saia Versace Vintage!!"
Carrie(?) - "Ohhh!"



Cena IV

Carrie a andar de saltos altos em casa como quem anda de chinelos.


E o resto do filme é todo assim. Sapatos, jóias e vestidos. Quatro senhoras com a mania que têm pensamentos muito profundos e problemas graves a passear e a viver um estilo de vida que 99,999% da população nem sonha. Superficial, oco, ridículo, este filme é um hino à estupidez  e um insulto à Mulher. Oh não, estou a ser muito duro? Ohh, que pena.

Por fim, o filme faz uma comparação directa entre as mulheres americanas e a "coitadas" das mulheres do médio-oriente que tem que usar burkas. Ainda que eu seja contra tudo o que seja o condicionamento da liberdade da mulher, a comparação acaba mal. A mensagem que o filme passa é: mulher americana é ridícula.

Ao sair do filme e ao manifestar a minha desilusão pela trampa de filme ainda tive que ouvir um "mas já sabias ao que vinhas!!" - não, não sabia - isto é surreal.

Um ponto positivo pela amiga I. que, pareceu-me, partilha a minha opinião - nem tudo está perdido.

Conclusão, a um filme que faz tudo para ser fashion, só me vem isto à cabeça: este foi o filme mais bimbo que vi até hoje.

10 Comentários

At julho 13, 2010 11:53 da manhã, Anonymous Mestre said...

Paulo! Gostei muito da tua opinião. Mas não estarás a analisar demasiadamente um filme simples e sem mensagens ocultas? Na minha visão não existe mensagem profunda nesse filme. Ele só serve para perdermos 90 minutos da nossa vida e para nos rirmos um bocado da "estupidez" das pessoas...
Não te preocupes..Eles vão fazer o 3!!!

 
At julho 13, 2010 6:46 da tarde, Blogger Gervasio said...

Excelentíssimo Mestre,

Partilharia da tua opinião se o filme fosse assumidamente uma comédia (das fraquinhas...).

Infelizmente, não...

 
At julho 13, 2010 7:06 da tarde, Blogger palmo_e_meio said...

Eu vou ver esse filme assim que possa só para opinar!!:)

Mas desde já... (advogando o diabo!) eu que sou descontraída com roupas, talvez me passasse e gritasse tipo "CUIDADO!! ESTÁ QUIETA, ÉS PARVA?!?!" se a minha filha me sujasse a saia (da Zara) com chocolate!! Depois dava beijinhos e ria, mas acho que num dia mau me irritava, sim!! Por isso talvez não seja assim tão fora da realidade..humano??!!
E acho que estar casar e não reinventar coisas/programas, como jantar fora ou fazer coisas diferentes/surpreender, também me deixaria provavelmente entediada! Nós pessoas precisamos de motivações a vários níveis!!
Talvez o filme (ainda que tonto e exagerado?, não seja tão irreal/desajustado da sociedade ocidental, digo americana/europeia, como pode parecer... vidas ridículas aos nossos olhos, muito provavelmente sim, mas são vidas que me parecem existir!!
Bom, comento depois de ver o filme!! ;)

 
At julho 14, 2010 12:21 da manhã, Blogger Gervasio said...

Cara palmo_e_meio,

agora fizeste-me sentir remorsos...

... sinto-me mal pela minha crítica motivar alguém a ir ver o filme!
Sinto-me cúmplice de um crime!

Não te desgraces...!! =(

=P

Ok, agora a sério:

Todas a cenas que referes podem ser vistas por esse prisma. Mas acredita, vendo o filme percebes que não é esse o espírito.

Explica-me uma coisa, quem é que vai cozinhar com uma saia "Versace Vintage"? Isto é tão parvo como eu levar os meus cd's favoritos para o carro, a apanhar sol.

O problema não é a irritação (compreensível) mas o ridículo a situação - completamente surreal.

Em relação à dinâmica do casamento, mais uma vez o problema é a maneira como é apresentada no filme.

Só para teres uma ideia, é o mesmo que eu dizer "bolas, acabei de espirrar... provavelmente estou com uma pneumonia!!!" e ficar a semana toda a reflectir sobre o assunto.

No entanto, enquanto escrevo este comentário apercebo-me que para se entender bem o "problema" é necessário ver o filme - o que eu não recomendo =P

Aguardo um comentário "pós-filme" ;)

(não mostres é este post a ninguém ou então vais sozinha...!)

 
At julho 15, 2010 12:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

paulo,não tens desculpa.nem eu fui ver o filme.nem nunca vi a série.perdeste créditos até 2011.epah....e olha sempre ouvi dizer:quem desdenha quer comprar!
andreia

 
At julho 19, 2010 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E agora eu quero ir ver... é isso que estás a provocar!!

Na verdade e embora tenhas razão a indústria cinematográfica tem essa função também. De ser inútil! De ser só para distrair.

É como aqueles filmes de "Velocidade Furiosa" e outros de lutas e tiros, mesmo as mensagens de amizade, amor, coragem se desvanecem num enredo fraquinho e em actuações péssimas. Ficam aquém! E tb me irritam!! Se achas que tudo o que é demonstrado no filme é irreal, encara-o como filme de ficção científica :)

Gostei do teu comentário em relação a ser insultuoso para a Mulher. Acho que se houver esse distanciamento e se se perceber dessa forma, é bom sinal! Eu tb tenho visto a saga twilight, mas a primeira vez que vi (vi o segundo em primeiro lugar) tb comecei logo a pensar: não hão-de as miudas teenagers andar com aquele ar enjoado, se a miúda anda assim no filme e é cool? Não hão-de as miúdas se aproximarem de pessoas mais obscuras e introvertidas, se a miúda aproximou-se de um anti-social e deu-se bem, até porque ele é giro? Não hão-de as miúdas sobrevalorizarem os namoros de 16 anos, se a miúda passa meses nos filme em depressão por se ter afastado do rapaz como se fosse uma coisa normal e justificada?
Isto sim é preocupante pois ainda são mentes e personalidades em crescimento, em formação. Enquanto que com as mulheres é diferente. Se já está torto não se endireita ;) o filme não tem de pedagógico (ou tem se tivermos uma atitude crítica sobre ele e todos quantos vemos) e só em cabeças fraquinhas se fica atrelado a um modelo maioritariamente inexistente como modelo que se pretende atingir pelo único objectivo de status. Eu até acredito que haja pessoas a viverem assim. Eu conheço uma. Não sei se tem 3 amigas que vivem da mesma forma, mas (in)felizmente até há. Aliás surgiram "n" reportagens, na altura que saiu este filme a dizer que em NY existem varios grupinhos de 4/5 amigas que têm vida semelhante!!

Beijinhos e não te irrites (em Setembro recomeça o Big Brother e que podes na altura comentar aqui e chamar o post de "esterco"!)

Joana Marto

 
At agosto 15, 2010 4:45 da tarde, Blogger Ana Macedo said...

Olá!

Se te fizer mais feliz, eu fui ver o filme no Inatel (por 3€) com a ideia de que me iria rir bastante... a sério que achava que este filme era, tal como a série, uma comédia assumida ;) e achei no final!

Concordo com a Joaninha; ainda existem pessoas que sabem pensar diferentemente, mas há outras que preferem ter uma vida semelhante àquela que é retratada no filme. Repara, há tantos estilos de vida como pessoas. Foi assim que Ele nos fez, diferentes.

Levar os CD's e deixá-los no carro a apanhar Sol pode tanto ser estupidez como distracção, assim como o facto dela ter vestido uma saia caríssima num dia normal pode ser parvoíce ou uma questão de auto-confiança ou boa disposição/conforto em "tempo de guerra" (crianças :P). São vidas. Eu própria também já exagerei na minha reacção a coisas pequeninas.

Acho que algumas cenas no filme até nem estão muito mal. Por exemplo a cena "eu ou a Tv? escolhe", outras que são quase irreais: a cena "follow me and you don't get caught (Oh my Gosh, roupa de marca debaixo da burka??)". Sim, ok, ridículo.

Provavelmente nem era uma comédia que o realizador estava a tentar fazer, mas talvez um filme sobre moda (e aí, concordo contigo: falhanço total).
Isto porque me custa a crer que seja uma crítica àquele tipo de mulheres. Acho q é apenas mais uma comédia à maneira de NY.

***

 
At agosto 15, 2010 10:59 da tarde, Blogger Gervasio said...

Cara Andreia:

Nada vai ser igual depois do teu comentário. Foge! =P


Cara Joana: Gostei da tua análise ao twilight, ainda não tinha pensado nisso...

Cara Ana,

Pegas num ponto que para mim é a questão: este filme, é ou não é uma comédia? É que se é uma comédia, é uma comédia fraquinha (mas menos mal...) caso contrário, nem tem ponta por onde pegar.

 
At agosto 15, 2010 11:51 da tarde, Blogger Ana Macedo said...

Pois, é uma comédia à maneira de NY: sobre problemas de mulheres, modas e amores. É a junção disto tudo que mete piada (por o considerarmos ridículo). De resto, só para encher chouriços, há piadas forçadas, não naturais.

 
At agosto 23, 2010 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom, eu ainda não vi o filme e, ao contrário da maioria, não tenho muita vontade de o ver! Tive a sensação de que o Gervásio tenha contado as melhores partes e... não teve efeito no meu sistema de humor!... Se calhar até riria à gargalhada se imaginar o Gervásio a ver o filme e ouvir os seus pensamentos na altura, e as reacções e expressões do que acabara de ver!! :D Gervásio, queres ver o lado bom da coisa? Não sei, mas acho que se tornou irresistível deixar um comentário! E por uma coisa que menosprezaste!! Anab

 

Enviar um comentário

<< Home