segunda-feira, agosto 23, 2010

Anda cá para fora, para o fresco!

Se repararem, o título desde post tem uma vírgula.

O tema que vos trago hoje acaba por, indirectamente, estar relacionado com a minha tese.

Discutia-se à pouco tempo se era melhor escrever em Inglês ou em Português.
Um dos argumentos a favor do "Inglês" era: "permite uma escrita muito mais concisa e muito mais directa".

Ora bem.....

Estava eu no Algarve, quando, durante um dos momentos mortos, peguei no livro com uma capa bastante elaborada e apelativa. Só pela capa já dava vontade de ler o livro. O autor? Tom Gabbay. O título? "Encontros em Lisboa". O livro, no original, é em Inglês.

1º Paragrafo:
"Na popa, a olhar para o passado, no meu posto solitário no convés de recreio, acendi um Lucky, debrucei-me sobre a grade limpa, branca, e observei o último salpico carmesim derramado pelo horizonte ocidental."

A seguir tive que ir buscar um copo de água: a tontura ao ler este parágrafo foi tão grande que, desconfio, perdi a consciência por momentos.

Como podem ver, mesmo escrever em Inglês pode ser pouco conciso. Isto só para dizer o seguinte: optar pelo inglês pode ser melhor pois simplesmente não dominamos a língua (comparativamente ao português, claro). Ao não dominar a língua acaba-se por ter uma escrita mais básica e ...claro, mais "directa". É óbvio, não dá para mais.

Não me perguntem como acaba o livro...

Para acabar, meus caros, se gostam do "Salsicha Não te Desgraces" ou do "Vida de Casado", blogs ultra recomendados por mim, juntem este à lista: "Pssht..ó menina!", as crónicas de uma empregada de mesa. Se eu pudesse, atribuiria-lhe o prémio Pedxong de blogs de 2010. Muito bom!

2 Comentários

At agosto 25, 2010 4:30 da tarde, Blogger Joana Marto said...

Adorei o blog que recomendaste e lembrei-me, a propósito das vírgulas, do que podes dizer num café (trabalhando nele):

"quer água natural, ó fresca?"

"quer bife de vaca, ó porco?" ou "quer bife de porco, ó vaca?"

e tantas mais...

"quer leite magro, ó gordo?"

Beijos...

 
At agosto 27, 2010 1:38 da manhã, Blogger Anabela said...

Estou horrorizada, oh Deus!...

 

Enviar um comentário

<< Home