O homem do fraque
Como toda a gente sabe, foram os alemães que inventaram o dinheiro, já há uns tempos.
Entretanto, uns anos mais tarde, os suíços descobriram que deixar o dinheiro ao frio estragava as notas e por isso criaram os bancos.
Por necessidade, os franceses criaram o crédito, já que tinham a tendência para se esquecer da carteira sempre que iam comprar baguettes e comer croissants.
Posteriormente os ingleses criaram as taxas de juro porque perceberam que plantar o dinheiro não o fazia crescer.
Já os espanhóis optaram por investir na armada invencível, para atacar os ingleses, pois também eles queriam mais dinheiro. Perderam a guerra e daí o ditado "o dinheiro não trás felicidade".
Por fim os italianos inventaram a fuga aos impostos e a economia paralela enquanto os gregos inventaram os subsídios.
E os portugueses? Os portugueses inventaram a cobrança. A necessidade aguça o engenho e cedo os portugueses perceberam que era muito mais fácil resolver problemas de tesouraria... cobrando.
Começámos por Ceuta em 1415 e acabámos no PEC IV. Desenvolvemos uma das mais eficazes máquinas fiscais da Europa, inventámos a Via Verde, os cartões pré-pagos dos telemóveis e somos dos poucos países onde é possivel pagar praticamente tudo por multibanco.
A cobrança está de tal forma enraizada que chegámos mesmo a inventar o "inovador" Porta Moedas Multibanco, que funcionou (mal) até alguém perceber que não acrescentava quase nada aos meios de pagamento já existentes.
Eis a breve história do dinheiro.
2 Comentários
Agora que falaste no PEC IV... lembrei-me do granda PR sempre a marcar pontos. E desta vez a escrever prefácios!
Ah ah, se em vez da "breve história do dinheiro" eu tivesse escrito a "breve história do futebol" teria que dizer que:
"Eis então que o granda PR inventou os autogolos"
:P
Enviar um comentário
<< Home