Intra Rail - Dia 8
Dia 8 - Viana do Castelo - Vila Nova de Cerveira
Quanto é que custa uma viagem de ferry-boat para Espanha, em Vila Nova de Cerveira? 0.30€ para uma pessoa, 1,20€ para uma viatura.
Foi esta a lengalenga que o nosso guia de Cerveira, o BS, nos obrigou a saber de cor durante todo o intra-rail.
Depois de deixarmos Viana, que se compunha para as festas de Nossa Senhora da Agonia, seguimos em direcção aquele que seria o ponto mais a Norte da nossa visita e a única não-cidade que visitamos.
O BS vivia numa angústia existencial que dominava todas as questões profundas do seu ser:
O que ver em Vila Nova de Cerveira ... para além da viagem de ferry?
A primeira coisa que fizemos quando chegámos a Cerveira foi ir para a pousada. O receio era grande. Depois de termos andando em pousadas de 4 e 5 "pinheiros", as nossas duas últimas noites do intra-rail seriam passadas em pousadas de ... 1 "pinheiro". Não era "esquisitice" nossa, mas a simpatia é claramente proporcional ao número de pinheiros, tal como verificamos em Coimbra e, posteriormente a Cerveira, em Aveiro.
Ao contrário das nossas expectativas, fomos bem recebidos na pousada de Cerveira. A pousada tem mais de 25 anos . É um casarão antigo, que já tomou várias funções, e que não esconde desgaste do tempo. Por uma questão de 3 meses não apanhamos a nova pousada que abre em Novembro, essa já de 4 pinheiros.
Após nos termos vistos livres das malas, aproveitamos o resto da manhã para visitar o património da vila. Começamos pelo centro, passamos pelo pelourinho e subimos às ameias do Castelo, mandado construir por D.Dinis, e voltamos ao centro para comer.
Com as energias restauradas, demos inicio ao maior passeio de todo o intra rail. Em Guimarães subimos de teleférico ao monte para ver a paisagem. Em Viana subimos de elevador ao monte de Santa Luzia para ver a paisagem . Em Cerveira tínhamos que ir a pé.
Antes de darmos inicio a essa caminhada, fomos até à ponte internacional que liga, está claro, Portugal a Espanha. Aproveito este tema para falar ... do ferry!
Depois de já todos sabermos os preços do ferry boat e de já andarmos a poupar para podermos fazer a viagem, soubemos, no próprio dia[?] que ... o ferry tinha sido desactivado! Sim, aquele que seria o ponto alto de Cerveira já não existia pois deixava de ser necessário com a inauguração da ponte. Doeu. E muito.
O que também doeu foi a oportunidade desperdiçada de fazermos deste intra-rail um interrail. Bastava termos feito uns 500 m. de ponte e estávamos em Espanha. Se eu não tiver feito um interrail só porque desperdicei esta oportunidade, estais tramados comigo!
Mesmo ao lado da ponte está o Forte de São Francisco de Lovelhe de importância estratégica na defesa do país durante a guerra da restauração. O forte está completamente ao abandono mas deu para passear por lá sem problemas. Gostei bastante.
Depois disto... foi sempre a andar em direcção ao cimo do monte.
Estava um dia de sol quente. Éramos 9 e íamos andar bastante. O que é que fizemos? A certa altura verficámos que tínhamos metade de uma garrafa de 1 l. de água para todos.
Não faltava muito para chegar ao topo. No entanto já começávamos a ficar moles e não nos podiamos arriscar a ficar sem água pois ainda havia muito para andar. Acabamos por dar a garrafa ao fsp que completou a subida, enquanto voltamos à pousada.
Chegámos à pousada por volta das 17h e combinamos estar prontos para voltar a sair as 18h.
Ora bem, o passeio tinha feito das suas e às 18h estava tudo a dormir, excepto a S. que aparece na nossa camarata algo frustrada por ninguém estar sequer a preparar-se. Mas, raios, foi o melhor sono de todo o intra!
O relato já vai longo mas não posso concluir sem mostrar aquele que será o ponto mais alto de toda a história deste blog. O jantar foi numa pizzaria que fica no centro da vila. Essa pizzaria tem uma esplanada que, no entanto, tem toldos.
Estava eu muito bem à espera da pizza quando olho para o lado e vejo um casal algo estranho. Estanho porque o tipo tinha uma cara um pouco "afectada". Vejo então algo que mudou o dia:
[não mostro o casal por um questão de respeito de privacidade das pessoas].
3 Comentários
mas o que mudou???...???
analiso a foto e reparo num guardanapo em cima do copo....sabes que um destes em berlim teria dado um jeito do caraças...sim fomos sair à noite, sim era num café junto a um canal...mas sim estava cravado de mosquitos e aranhas...:s
epa, tive aqui a efectuar uns cálculos que gostaria de partilhar (em coordenadas cartesianas):
consideremos que a garrafa de água é um cilindro oco de parede fina com área de secção constante, A, com volume unitário, V, e altura, h. se a garrafa estava meio cheia, como tu dizes, integramos em z, no intervalo de 0 a h/2, A e verificamos que a água que lá estava dentro corresponde a meio litro.
bah, rox rox, estavamos em Vila Nova de Cerveira! Ar puro e tal... =P
BS
Sinto-me genialmente achincalhado. Raios! =D [e estou feliz por isso!]
Enviar um comentário
<< Home