O Fenómeno
(este post não é sobre futebol)
O Ronaldo (o outro que não o CR7) declarou hoje o fim da sua carreira enquanto futebolista.
Foi um dos jogadores mais importantes durante final da década 90 e inicio dos anos 00. Actualmente jogava no Corinthians (Brasil) e era noticia frequente nos jornais, não pelas suas jogadas brilhantes mas por andar a arrastar-se em campo.
A evidente má forma física do jogador (de uma forma simples e directa: estava demasiado gordo), provocou uma série de comentários arrasadores, acusando-o de desleixo e de estar a viver à sombra do mérito alcançado.
De facto, não se percebia como é que um jogador daquele calibre tinha atingido uma forma tão má e rapidamente surgiram explicações para a tentar justificar: álcool, festas e falta de empenho.
Hoje, o "Fenómeno", no dia em que decide terminar a sua carreira, vem explicar a verdadeira razão: desde há 4 anos que sofre de Hipotiroidismo. Como a medicação para esta doença é confundida com doping teve que se abster de a tomar para poder continuar a jogar. De um momento para o outro, aquele que era acusado de falta de empenho afinal estaria a fazer um esforço muito maior do que o imaginado.
Serve este episódio para ilustrar uma discussão que por vezes surge sobre conclusões óbvias.
2 Comentários
Sim senhor, senhor Gervásio. Vem este post muito a propósito das "conclusões óbvias". Mas há neste exemplo algo que o distingue e possivelmente afasta de outros: é que as "conclusões óbvias" precisam de basear-se em premissas verdadeiras (ainda que possam ser objecto de várias interpretações dado o nosso português traiçoeiro...).
E isso aqui está por apurar, pois eu sou algo desconfiada quanto às explicações apresentadas para as suas falhas, pelas estrelas do desporto-rei ;)
Não vou ser inocente e admitir como verdade absoluta as declarações do Ronaldo. Esperemos para ver se ele emagrece agora que já pode tomar os comprimidos ;) (espero bem que sim :P)
Enviar um comentário
<< Home