domingo, junho 03, 2012

A couve e o míssil


No próximo dia 16 de Junho o Continente irá organizar - à semelhança do ano passado - um pic-nic.

É uma festa que pretende promover a produção nacional - dizem eles - e que conta, no final, com a indispensável actuação do Tony Carreira.

O ano passado o festival decorreu na Avenida da Liberdade mas este ano parece que será no Terreiro do Paço, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A ideia - apoiar a produção nacional - é boa. Fazer um pic-nic - para esse fim - inútil. Usar um dos símbolos da cidade numa campanha publicitária, duvidoso. Tomar medidas para apoiar efectivamente a produção nacional, uma utopia - a questão do Pingo Doce relembrou que as políticas das grandes superfícies são de ética muito duvidosa.

São várias as questões que se podem levantar com esta acção do Continente, mas os vereadores da oposição da câmara conseguiram, ainda assim, lançar outro ponto para o debate com a pertinência a que já nos vão habituando.

Passo a citar:

"Não imagino os russos a permitirem uma exposição de chouriças junto ao mausoléu de Lenine", ironizou o vereador social-democrata João Navega, para quem a realização do evento naquele local constitui "uma ofensa à identidade nacional"."

"Encher o Terreiro do Paço com couves, porcos, vacas e outros animais não é digno", considerou Victor Gonçalves, também do PSD."

Para os vereadores da oposição o problema não é o uso indevido do espaço para fins comerciais, nem tão pouco a falácia do "apoio à produção nacional". Não! O problema é que porcos, vacas chouriças e outros produtos regionais tiram dignidade ao Terreiro do Paço.

Gostava de lembrar ao Sr. Vereador João Navega o seguinte: efectivamente no mausoléu de Lenine não há registo de exposições de chouriças. Também não me recordo - corrijam-me se estiver errado - que o Terreiro do Paço seja um mausoléu.

Mas se quisermos fazer uma comparação entre os dois países, recordemos a Praça Vermelha. Lá a produção nacional da Rússia, ex-URSS, não faz(-ia) desfilar porcos, vacas ou chouriços - mas sim carros de combate, mísseis, ogivas e outra espécie de armamento.

Muito mais digno...




3 Comentários

At junho 04, 2012 8:56 da manhã, Blogger Joana Marto said...

Epah, estás a escrever cada vez melhor num estilo humorístico, satírico que adoro e não é fácil.
Esta coisa do escreveres todos os dias do mês de junho devia ser alargado ad aeternum...
bjs

 
At junho 05, 2012 6:40 da tarde, Blogger André said...

Vinha escrever, depois li o comentário da Joana e concordei com tudo.

Gosto da estrutura, gosto do estilo, gosto da conclusão.

 
At junho 08, 2012 12:10 da manhã, Blogger Joana Marto said...

Abafei o teu lado criativo? :) Bjs para os países baixos, da miúda de rodas baixas :)

 

Enviar um comentário

<< Home