sábado, dezembro 30, 2006

E agora um post sério...

Tenho por hábito viajar pelo mundo da blogosfera. Clico em links de amigos e vou por aí fora. Por vezes encontram-se coisas muito intressantes.

Já há muito que pensei em não manifestar a minha opinião sobre o aborto. Não que não a tenha, mas porque não me considero suficientemente esclarecido em alguns pontos [e curiosamente sei e sinto-me mais esclarecido que o comum cidadão, que não se inibe de partilhar a sua ignorância, para meu desespero].

O texto, cujo excerto vou transcrever, foi tirado do um site Pró-Vida. Gostava que lessem com atenção e reparassem que o que se discute aqui não é o aborto em si, mas as circustâncias do referendo.


"... But worst of all, if the people again vote the wrong way, one can be sure that their answer will not be accepted and in a few years’ time they will have to vote again... the Portuguese have to vote until they approve abortion. Once they do this, however, the voting is over and the people will not be allowed to change their minds..."

Fonte: lifenews.com http://facaseluz.blogspot.com/

Algumas notas:

1. O referendo só é vinculativo se mais de 50% dos eleitores inscritos participarem na votação;

2. Numa hipotese de o 'sim' ganhar, mas de uma forma não vinculativa, qual a postura da AR?

3. Considerando que o 'sim' ganha de forma não vinculativa, haverá, no futuro, a mesma disponilidade para se fazer um novo referendo?

4. Se o 'não' ganhar não-vinculativamente, haverá da parte do BE o respeito necessário pela opinião do povo português? [entende-se como "respeito" a não proposta de um novo referendo nos próximos 5 anos, pelo menos].

7 Comentários

At janeiro 06, 2007 4:04 da manhã, Blogger Mavs said...

Muito sinceramente, sou defensor da existência de um referendo pela única razão de que... houve um referendo sobre a mesma matéria há uns anos. O que seria ideal era, na minha opinião, nem sequer ter havido referendo (e o facto da adesão ter sido pouquíssima, o comprova). Mas enfim, o referendo acabou por acontecer e, por isso, é de inteira justiça que, a ter de ser revogada a Lei, o seja por intermédio de referendo.
Não me vou pronunciar sobre a questão do Aborto per si, só vou dizer que a sua despenalização impõe-se. E isto por uma razão simples de justiça social: De todos os países da Europa dos 15 (donde Portugal cada vez menos faz parte) o nosso é o único que ainda não despenalizou a IVG. Será que é uma questão de "nós é que estamos bem e a Europa (desenvolvida) está toda mal?

 
At janeiro 06, 2007 12:44 da tarde, Blogger Gervasio said...

Será que é uma questão de "nós é que estamos bem e a Europa (desenvolvida) está toda mal?

Fomos um dos primeiros países a abolir a pena de morte [embora não na sua totalidade], quando practicamente nenhum dos outros países da Europa [desenvolvida] o tinha feito.

Na minha opinião, a questão não passa por aí.

 
At janeiro 08, 2007 10:07 da tarde, Blogger Mavs said...

Sim, abolimos a pena de morte em 1852... há 150 anos! Os tempos mudam, e hoje, claramente não estamos na "mó de cima" para sermos objecto de comparação para ops outros países da Europa (outra prova: há 500 anos dominávamos o mundo...). Agora penso que é ponto assente: a despenalização da IVG (e não a legalização do Aborto-> o que é completamente diferente) impõe-se, nem que seja só por uma questão de justiça social. Foi o que quis dizer.

 
At janeiro 08, 2007 10:40 da tarde, Blogger Gervasio said...

Justiça Social é um bom argumento mas, na minha opinião, para este caso em particular não basta.

 
At janeiro 10, 2007 12:58 da manhã, Blogger Mavs said...

Não sei se é bem o objectivo deste blog discutir este tipo de temas a "sério". Mas como este post (pelo menos este :)) pareceu-me "sério", fiz um comentário... "sério". Talvez um dia (antes do 11 de Fevereiro) possas iniciar uma discussão "séria" sobre um tema "sério" como é o da despenalização da IVG.

 
At janeiro 10, 2007 1:01 da manhã, Blogger Mavs said...

Não sei se é um objectivo deste blog debater este tipo de temas... "sério". Daí o meu comentário "sério", visto, (pelo menos este :)) parecer um post sobre um tema "sério". Espero que o Gervásio não se importe, ficando, desde já a sugestão de, num futuro próximo (de preferência antes de 11 de Fevereiro) se voltar, aqui (porque não?) a debater este tema... muito "sério" como é o da despenalização da IVG.

 
At janeiro 10, 2007 1:10 da tarde, Blogger Gervasio said...

Mavs, tal como eu disse no post,

Já há muito que pensei em não manifestar a minha opinião sobre o aborto. Não que não a tenha, mas porque não me considero suficientemente esclarecido em alguns pontos

Realmente o principal objectivo deste blog não é debater temas sérios [para isso até estou a pensar em fazer outro blog]. No entanto não me parece desprositado falar de temas "sérios" de vez em quando [até porque já mo pediram].

O Gervásio não se importa com comentários "sérios", antes pelo contrário, agradece! =) [repara que mais ninguém comentou este texto!]

Só espero não ter sido mal entendido quando referi que "justiça social é um bom argumento mas para este caso não basta".

Na minha opinião [e para mim esta é a chave do "puzzle"] falta saber se até às 10 semanas é vida ou não. Mas gostava de o conseguir saber de uma forma isenta, uma vez que já ouvi de ambas as opiniões "baseadas em factos cientificos".

Mavs, num plano puramente hipotético: supondo que às 10 semanas já podemos chamar vida ao embrião, será que a Justiça Social pode servir como argumento?

se voltar, aqui (porque não?) a debater este tema... muito "sério" como é o da despenalização da IVG.

Não o prometo, mas de certo que não é uma hipotese descartada!

Mavs, mais uma vez agradeço o comentário "sério" uma vez que ultimamente, neste blog, para comentários decentes está complicado...

 

Enviar um comentário

<< Home