RAP
Tive pena de perder esta grande entrevista. Felizmente o Youtube serve para mais que publicitar declarações falhadas.
A entrevista a que me refiro é a "Grande Entrevista" ao Ricardo Araújo Pereira. Confesso que tinha tinha curiosidade em conhecer melhor o RAP para além da sua faceta humorística.
Fiquei surpreendido. Muito. Embora a sua inteligência seja evidente, não é todos os dias que oiço alguém discutir filosofia, revelando uma boa cultura literária nesse campo, e passados poucos minutos fazer uma boa análise ao "riso" na Bíblia. A isto soma-se a grande bagagem cultural que demonstra sem se espavonear.
Esta entrevista permitiu-me "confirmar" várias conclusões:
Parece-me evidente que existe muito mais que o Portugal "evoluído" e o Portugal "rude" preso na mentalidade dos anos da ditadura.
O Portugal "evoluído" vive maioritariamente nos centros urbanos. Tem acesso facilitado aos media, à internet. Em suma, tem uma educação que supostamente lhe permite uma visão mais abrangente e crítica do mundo que o rodeia. Mas o Portugal evoluído, ao qual todos confiantemente nos incluimos, exige mais do que nós temos. Exige uma mentalidade. Sem isso ficamo-nos pelo Portugal "evoluído".
Perguntem ao amigo Claúdio Ramos em que "Portugal" ele se inclui. Dir-vos-á que pertence ao Portugal evoluído, apontado para a última camisola que comprou, feliz porque chove e assim já pode usar a nova colecção Outono-Inverno.
São entrevistas como esta que me fazem "acordar", sempre que tenho tendência para fechar os olhos.
E nós, estamos no Portugal evoluído ou não?
Desculpem lá a seca.
1 Comentários
será isso o potugal dos pequeninos?
Enviar um comentário
<< Home