sexta-feira, fevereiro 09, 2007

RAP

Tive pena de perder esta grande entrevista. Felizmente o Youtube serve para mais que publicitar declarações falhadas.

A entrevista a que me refiro é a "Grande Entrevista" ao Ricardo Araújo Pereira. Confesso que tinha tinha curiosidade em conhecer melhor o RAP para além da sua faceta humorística.

Fiquei surpreendido. Muito. Embora a sua inteligência seja evidente, não é todos os dias que oiço alguém discutir filosofia, revelando uma boa cultura literária nesse campo, e passados poucos minutos fazer uma boa análise ao "riso" na Bíblia. A isto soma-se a grande bagagem cultural que demonstra sem se espavonear.

Esta entrevista permitiu-me "confirmar" várias conclusões:

Parece-me evidente que existe muito mais que o Portugal "evoluído" e o Portugal "rude" preso na mentalidade dos anos da ditadura.

O Portugal "evoluído" vive maioritariamente nos centros urbanos. Tem acesso facilitado aos media, à internet. Em suma, tem uma educação que supostamente lhe permite uma visão mais abrangente e crítica do mundo que o rodeia. Mas o Portugal evoluído, ao qual todos confiantemente nos incluimos, exige mais do que nós temos. Exige uma mentalidade. Sem isso ficamo-nos pelo Portugal "evoluído".

Perguntem ao amigo Claúdio Ramos em que "Portugal" ele se inclui. Dir-vos-á que pertence ao Portugal evoluído, apontado para a última camisola que comprou, feliz porque chove e assim já pode usar a nova colecção Outono-Inverno.

São entrevistas como esta que me fazem "acordar", sempre que tenho tendência para fechar os olhos.

E nós, estamos no Portugal evoluído ou não?



Desculpem lá a seca.

1 Comentários

At fevereiro 13, 2007 11:25 da manhã, Blogger Unknown said...

será isso o potugal dos pequeninos?

 

Enviar um comentário

<< Home