quarta-feira, fevereiro 28, 2007

TOP 3

Para todos aqueles que têm saudades do velho estilo deste blog, dizer mal de tudo e de todos, boas notícias: este texto vei ser muito giro.

Como vocês sabem, basta ler alguns textos mais antigos deste blog, os meus gostos musicais são muito selectos. Como consequência, o meu paladar auditivo tornou-se tão refinado que já não consigo ouvir qualquer coisa.

A minha rádio de eleição morreu, o RCP - Rádio Clube Português, desde que tiveram a ideia de se tornar a rádio numa concorrente da TSF.

Oiço a rádio Comercial porque não há muito melhor. Ao menos ainda tem o Pedro Ribeiro de manhã, o tipo ainda manda umas piadas que o são. Mas a rádio Comercial, ex-rádio rock, também está rendida à música de ouvir na estrumeira. Como todas as manhãs oiço rádio Comercial, eis que consegui fazer o TOP 3 das piores músicas que passam naquela rádio. Acreditem, é degradante.

TOP 3 -

Este TOP 3 tem como júri eu mesmo, o que garante isenção e qualidade na escolha. Se por acaso discordam com a ordem ou com os escolhidos, tudo ok, mas digo-vos já: a vossa opinião está deturpada.

Chega de tretas, 'bora lá ver o TOP 3:


3º Lugar - James Blunt - Wise Man


Ui... esta música. Só a muito custo a consigo ouvir, e acreditem, não estou a brincar. A voz do tipo é má, muito má. A maneira de cantar é má, muito má, muito muito má. O resultado: música que qualquer torturador de qualidade usa para sacar informações secretas. Qual violência, qual quê, Blunt é a solução.

Está claro que o mau cantor não se safa de ter uma música com uma letra rídicula.
Gostaria de destacar esta parte:

"Look who's alone now,
It's not me. It's not me."

"Toma toma, e agora, quem está sozinho?"

O que é que deu ao Sr. Blunt para por na letra aquilo que parece ser uma discussão entre miúdos?

Fraquito.


2º Lugar - Shakira - Illegal


Não, nem o Santana salva a moça de entrar neste top. Toda a música me frita os neurónios. O mais grave desta "música" é a letra.

"You don't even know the meaning of the words I'm sorry
You said you would love me until you die
As far as I know you're still alive, Baby
You don't even know the meaning of the words I'm sorry
I'm starting to believe it should be illegal to deceive a woman's heart"

Estes versos são, sem dúvida, geniais. Reparem como a Shakira rebate qualquer argumento que o gajo possa usar dizendo:

"Oh fofo, desculpa lá, mas promeste amar-me até morrer. E o que é que eu vejo? Vejo, a não ser que esteja enganada, que estás vivo."

Confesso, gosto particularmente do "as far as I know". "É melhor pôr isto, não vá o tipo ter morrido e eu estar a ser injusta".

E toda a música parece canalizar-se num só tema: "Tu estás vivo, fofo, e nem sequer pedes desculpa."

Ou estou muito enganado, ou ela preferia que ele tivesse morrido.


1º Lugar - André Sardet - Feitiço

Primeira questão:

-Quem não está farto de André Sardet?

Segunda questão:

- Quem é que ainda consegue ouvir esta música?

Se responderam SIM a alguma das questões, os meu parabéns, sofrem de uma doença mental grave.

O André Sardet até se podia safar bem no mundo da música desde que deixasse estas palhaçadas.

Para além de estar farto da música, a letra também é incrivel. Aposto que se eu, num acto de estupidez, pegasse na guitarra e cantasse esta música à gaja que quisesse engatar, era corrido à pedrada:

"Eu não sei o que me aconteceu...
Foi feitiço!O que é que me deu?
Para gostar tanto assim de alguém
como tu..."


No fundo o que ele diz é o seguinte:

"Hum...vendo bem, depois daquela bebedeira doida a que vou chamar "feitiço", não percebo o que me levou sequer a olhar para ti, uma gaja tão feia como tu".

Reparem que a música começa com "Eu não sei o que me aconteceu...". Depois da confusão eis que ele se lembra e "ups, raios da bebida...foi feitiço!". Olha para a gaja que está com ele e, perante uma gaja tão feia só consegue dizer: "O QUE É QUE ME DEU?!?! [pânico] para comer uma gaja tão feia como tu! [pânico redobrado]".

Notem que nesta versão da letra a linguagem utilizada é mais dura, para agradar ás pitas é que ele mudou o tom mas não o conteúdo.

Sinceramente estou mesmo a imaginar assim um casalito, muito agarrados e ela vira-se para ele e diz:

"Fofo, como eu gostava que me cantasses a música do André Sardet para me dizeres coisas agradáveis..."

"Mas...hum...err... O que é que me deu para gostar tanto assim de alguém como tu...?"

Patético...

E pronto, está concluído o TOP3. Comentem, não se inibam, nem que seja para dizer "genial". Vá-lá. Pleaaase. Pode ser? siiiim? váláváláválá

Depois desta dose de lixo, meus caros,

PINK FLOYD @ LIVE 8 - Confortably Numb

Oiçam!!! As vozes deles estão velhas, mas apartir do 4º-5º minuto eis que eles fazem a magia que jamais um Blunt ou Sardet farão!



11 Comentários

At março 01, 2007 8:58 da tarde, Blogger Luciana said...

ahahahh!!lindo!! já tinha pensado nisso do sardet...ele diz mm que a miúda não vale nada!!

Em relação aos Pink Floyd...grande escolha para o final!adoro esta música...muito bom gosto;)!

 
At março 01, 2007 9:31 da tarde, Blogger Gervasio said...

Ena ena, alguém q gosta de Pink Floyd? ou só desta música? =P
Até agora, só conheço duas pessoas q gostam.
Há quem ache "secante"...ok, é verdade que para certas músicas é preciso estar com o estado de espirito certo, mas daí a dizer que são "secantes"...

 
At março 01, 2007 9:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gervas, concordo em parte com a tua "análise" musical... é claro e óbvio e deveras frequente que quando se traduz "grandes" músicas de inglÊs para português elas quase que parecem saídas de um álbum de musica pimba...por isso não acho "correcto" fazeres tanto ênfase nas letras... até porque os Queen têm uma musica k enfim... "eu quero andar na minha bicicleta...que quero andar na minha bicla... eu quero andar na minha bicicleta por onde me apetecer..." ... muito melhor? ...

;)
Fica bem

 
At março 01, 2007 9:46 da tarde, Blogger Gervasio said...

O quê, 'tás a tentar dar-me a volta, é??? =P

1º- O vencedor foi uma música portuguesa, elogiada por todos!

2º- Os magnificos e incriveis Queen realmente tem uma música assim, mas que felizmente é fortemente compensada pela qualidade do som que a acompanha, coisa que não acontece nos casos anteriores;

3º- Por mais bimbas que sejam as letras quando traduzidas, nunca vi uma música dos Queen que dissesse só disparates.

Uma coisa é traduzir "love of my life" para "amor da minha vida" e fica bimbo apenas na forma da língua mas não na sua mensagem;

outra coisa é escrever um refrão inteiro que, seja em Inglês ou Português, não tem escapatória possivel, pois a msg é bimba!

Percebeste a diferença, Sónia Emanuela?

 
At março 02, 2007 9:12 da manhã, Blogger Roxanne W. said...

bom...ja vi que és como eu ouvinte da comercial...
aqui no escritorio ja ouvimos de td e por fim acabamos na comercial...concordo a todos os niveis com a análise efectuada embora confesse que ao menos na musica da shakira dá para abanar o capacete...qt ao sardet...bom já estou farta de reclamar...e por aqui costumamos dizer (a cada 3000 vezes que passa na rádio)..."olha uma musica nova...." JÁ NÃO O AGUENTO....
bem, a comercial sempre vale pelo Pedro Ribeiro e pela hora do Diogo Beja...nada como grandes classicos dos anos 80!
ps- o Bycicle Race uma má música????wow...a letra pode ser remetida aquekles tempos de infancia em que andávamos de bicicleta com aquelas campainhas...e ok ate podem dizer que a letra n é grande coisa mas já escutaram com atenção a música???genial por mais vezes que se ouça!!!

 
At março 02, 2007 10:55 da manhã, Blogger Gervasio said...

loool, Rox, a Sónia n estava a chamar à BR uma má música, era só para mostrar como até as músicas dos grandiosos Queen quando traduzidas para português podem parecer foleiras.
Claro que no caso dos grandiosos e magnânimos Queen limitam-se a parecer, na realidade não o são.

 
At março 03, 2007 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola Gervasio.
Apesar de nao gostar muito de escrever em blogs vou abrir uma excepcao...
Sabia que tinhas uns gostos musicais estranhos mas como te atreves a criticar alguma música da SHAKIRA????...Concordo com a critica às outras músicas mas para tua informação Illegal é uma música bem gira com uma letra bastante profunda... Além que foi escrita pela grande SHAKIRA...Agora, para tua salvação, só podes rectificar esse erro e retirar essa crítica à letra da Shakira.. (Que consegue ser melhor que todas as letras dos Queens, presumo).

J.M.

 
At março 03, 2007 12:59 da tarde, Blogger Gervasio said...

Caro J.M., obrigado pelo comment!

Sabia que tinhas uns gostos musicais estranhos mas como te atreves a criticar alguma música da SHAKIRA????

Mil perdões! Mas se a sra Shakira não quer ser criticada, então não faça músicas que me incentivem a isso! =P

Tens que reconhecer que o meu texto, embora exagerado, tem um fundo de verdade.

Mas, meu caro amigo jm, sabes que para se criticar é preciso ter um conhecimento geral sobre o assunto; Queens? quem são esses?

;)

Embora oiças Shakira fica descansado que nunca te discriminarei... =P

 
At março 04, 2007 8:42 da tarde, Blogger Luciana said...

Gosto mesmo de Pink Floyd:p!!

Não são nada secantes...as músicas são lindas,e as letras muito profundas,intensas(eu acho:))

 
At março 04, 2007 11:03 da tarde, Blogger Gervasio said...

Milagre, milagre!! =)

E digo isto porque és o primeiro elemento do sexo oposto que me diz "gosto mesmo de Pink Floyd".

as músicas são lindas,e as letras muito profundas,intensas(eu acho:))

Achas e achas bem! :P

Em termos de letras o Roger Waters é mestre. Do período pos-Roger, ainda n me dediquei com atenção ás letras, mas da música digo-te que gosto muito.

Talvez por isso, por estar "habituado" a letras de tão alto calibre, certas músicas mais banais me façam "comichão"... e depois surgem posts destes...

[...milagre milagre!!! =P]

 
At maio 13, 2008 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apenas quero deixar o bom gosto que temos em comum pelos Pink Floyd...concordo com o top 3, essas musicas são intragaveis , prejudicam o timpano de qualquer mortal.

 

Enviar um comentário

<< Home