sábado, março 03, 2007

O meu dia 2 - Parte I

Professoras a dar aulas
Famosos no metro
Jantar com "festa"

Este é o resumo do meu dia de ontem, 2 de Março de 2007. Para cada um dos temas, um post.



Parte I - Professoras a dar aulas


Era a última aula da semana. Para terminar, nada melhor que ter Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas, cadeira leccionada por uma professora, caso raro no meu curso.

Não tenho nada contra professoras a dar aulas [é melhor dizer isto antes que alguém fique ofendido/a !!] mas as diferenças na maneira de dar aulas em relação a um professor são evidentes e cómicas.

Eis que a professora de PROE entra no anfiteatro, com o seu portátil na mão e diz:

"Peço muita desculpa, mas é que os funcionários foram para uma festa e por isso não tenho o cabo para ligar o portátil ao projector para vermos os acetatos."

Dito isto vai-se embora, levando as suas coisas, dizendo que já voltava.


Logo aqui se vê a diferença entre uma professora e um professor. A professora não descansa enquanto não arranja uma solução para o seu problema, mesmo que seja um problema menor. Um professor dá aulas em qualquer condição:

"ai não há cabo? Paciência, continuemos a aula"

Uma vez tive um professor que conseguiu atirar um quadro ao chão com a irritação. Continuou a aula na mesma, escrevendo no quadro moribundo...

Gostava que reparassem no promenor dos "funcionários na festa". Quando ouvi isto fiquei parvo...então os funcionários do IST vão para uma festa, comprometendo o funcionamento das aulas? Não podiam esperar um pouco até mais tarde? Algo não fazia sentido para nós, mas para a professora parecia normal!

Continuemos:

Passados 5 minutos entra de novo a professora na sala, mas desta vez sem portátil. Em seu lugar vinham umas folhas de acetato que tinha acabado de imprimir!

"epah, que chatisse não estava mesmo nos meus planos! Ah, e afinal os funcionários não foram para uma festa, foram para uma greve!"

Dito isto começou a aula. Nem dois minutos tinham passado e entra uma senhora e deposita mais folhas de acetato em cima da mesa da professora. Cinco minutos depois volta a mesma senhora e deposita mais acetatos em cima da mesa. Enfim, uma pilha enorme de acetatos de onde foram usados... 3-4 acetatos em toda a aula!


Depois desta maratona veio aquele que é o grande ponto de diferença entre uma professora e um professor... Tudo o que vou escrever agora é puramente verídico, há várias testemunhas:

"Bem, passemos para o próximo acetato ... Bolas!! Que pena...isto realmente só acontece quando não dá jeito nenhum... olhem para este acetato... tinha umas cores fantásticas..."

E ao dizer isto eu pensei que ela fosse mostrar um acetato que não desse para perceber e que no original tivesse um autêntico arco-íris...








À esquerda o original, à direita uma simulação de como o acetato aparecia projectado... Nada de arco-íris e percebia-se tudo! Mas para a professora foi um choque e enquanto explicava a matéria intercalava com "realmente é pena... isto tinha umas cores fantásticas, é pena não vos poder mostrar..."

Enfim, felizmente a minha sorte é que é uma professora bastante competente!

6 Comentários

At março 03, 2007 9:22 da tarde, Blogger Roxanne W. said...

wow...vivam as cores fantasticas!!!tenho pena da sra...tanto tempo a colorir e depois nada!!!!hum...e o resto dos posts?ja agora tera esta sexta sido assim tao interessante?é a primeira vez q te vejo dividir um dia...e não me digas que o facto de festa vir entre aspas se refere ao meu pleno descontentamento com a atitude e a gorjeta foraçada da sra do restaurante???

 
At março 03, 2007 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu pessoalmente até nem desgosto da maneira da senhora dar as aulas...Não assisti à cena(creio eu :X) mas não vejo nada de tão irregular na situação... E a situação que tu referiste com o professor é um pouco "tosca", pois esse mesmo professor é o mesmo que insistia em dar aulas sem qualquer tipo de apoio e ocasionalmente parava a aula porque não se lembrava de uma ou outra fórmula...

De facto os acetatos não são indispensáveis para o leccionamento (acho que é assim que se escreve) da matéria mas são importantes como elementos organizadores da matéria. E quanto à questão das cores...dou-te alguma razão o grosso da informação está lá =P mas a cor ajuda a compreender melhor (imagina que eram miudos de 12 anos xD) e além disso fica mais alegre hehehe

 
At março 03, 2007 9:58 da tarde, Blogger Gervasio said...

K, tks pelo comment!
Como referes, eu tb gosto bastante da maneira dela dar aulas e como disse no post "a sorte é que é uma professora bastante competente".
Mas foi uma aula demasiado cómica para poder passar em branco! =P

 
At março 03, 2007 10:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi..Belo Post
O mais cómico é que ela repetiu a mesma cena na aula a seguir (eu fui à aula de PROEM das 17h)...
Voltou a frisar a falta das cores que os acetatos tinham...E eu fikei com esperança k o desenho original fosse mais colorido..Mas paciencia :P

(PS-2 comentários meus num dia....É obra!!!)

J.M.

 
At março 03, 2007 10:48 da tarde, Blogger Gervasio said...

Tks JM!!!

Realmente, dois comments num dia... ca para mim ainda lhe vais apanhar o gosto!! =P

 
At março 05, 2007 10:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois eu tinha ficado na dúvida se essa parte teria sido ironia (é daquelas coisas difíceis de perceber escrito e ainda por cima vindo de ti :P)

 

Enviar um comentário

<< Home