terça-feira, novembro 04, 2008

Sobre o Aquário, outra vez

Há coisas que me custam a perceber.

O exemplo que vos trago hoje é real e repete-se há já alguns anos. No fundo, é o exemplo de como seria o mundo se não existissem engenheiros para tomar conta de vocês - não-engenheiros.

Basicamente em épocas de mais trabalho e de tempo chuvoso as salas para estudar no IST escasseiam. E o que é que a gestão do Espaço 24h decide fazer? Retirar a única e a maior sala 24h, o Aquário, durante uma semana inteira. Assim, sem mais nem menos. Dia e noite.

Em termos de gestão de espaços e de qualidade de vida para os alunos, esta decisão pode qualificar-se como brilhantemente estúpida. Digo brilhantemente porque o motivo que leva a que o Aquário fique fechado é um motivo nobre. Assim, o comum do aluno não se atreve a abrir a boca com medo de parecer mal juntos dos seus.

"Não tenho sitio para trabalhar...mas é por bem...f*****e."

Simplesmente, o Aquário é cedido ao IPS para recolhas de sangue.

"Wooow...Gervas, cuidado man, tu és um egoista! Então não és capaz de ceder uma sala para salvar vidas?"

Eis um exemplo de demagogia barata. Acho a iniciativa muito boa. Mas... e que tal fazerem-na no ínicio do semestre?

Na primeira semana de cada semestre a quantidade de aluno a precisar de uma sala de estudo é muito baixa, assim como a quantidade de trabalho pedida aos alunos. Nestas condições retirar o Aquário não é complicado. E a juntar a este motivo, ainda há o caso [conheço alguns] de pessoas que não se sentem confortavéis com a ideia de ir dar sangue numa altura de maior trabalho e necessidade de concentração.

Basicamente isto falha por todos os lados.

Reconheci o problema e ofereci a solução. Alguém avise os senhores, sff.