terça-feira, agosto 02, 2011

JC

Vinte e cinco de Abril de dois mil e dez, onze e meia da manhã, lá no café onde, melhor que os pastéis, só as conversas.

Tento explicar a duas amigas que, não havendo tempo para conhecer todos os livros e ouvir toda a música, aplico uma regra simples: optar pelos clássicos. Tentei explicar também quais eram os meus géneros de música preferidos e porquê.

Gostos não se discutem, dizem, mas a conversa - interessante - continuou no sentido de me mostrarem que possivelmente estaria a deixar passar ao lado boas referências. E falaram-me em John Mayer e Jamie Cullum.

Saltemos uma parte da história.

Na passada Sexta-feira fui ver Jamie Cullum ao vivo no Cascais Cool Jazz Fest. A primeira parte ficou a cargo da Luísa Sobral, com apresentação da equipa das manhãs da Radio Comercial.

O local - no hipódromo Manuel Possolo - aprovado.
O ambiente, muito bom.
O som, deve ter sido o melhor em dezenas de concertos a que já fui.

Com todas as condições reunidas, só se pedia que o Jamie estivesse ao nível, embora eu não soubesse que nível era esse: mal conhecia Jamie Cullum.

Voltemos à história. Voltemos ao dia em que eu tive dúvidas que viesse a gostar de Jonh Mayer ou de Jamie Cullum: Gervásio que estás aí em Abril de 2010, deixa-me dizer-te que este foi um dos melhores concertos a que hás de ir.

Uma energia em palco surpreendente, uma banda de apoio excelente, uma capacidade de interacção com o público exemplar, o domínio do piano e a emoção posta na interpretação - foi a segunda vez que vi um cantor a perto de se emocionar no final de uma música (Gran Torino) - deixaram-me, a mim que me esforcei por ir sem preconceitos, convencido.

A set-list incluiu alguns convers - como a Come Together dos Beatles, Don't Stop the Music, da Rihanna, High and Dry, dos Radiohead e a Wind Cries Mary, do Jimy Hendrix - o que acabou por ser um bónus para quem, como eu, não conhece bem a discografia do Jamie Cullum. Irrepreensível.


(o vídeo não é da minha autoria)

Os primeiros minutos deste vídeo são um bom exemplo do ambiente.







Em relação ao resto, a Luísa Sobral esteve muito bem - embora tenha que aprender a falar com o público. A certa altura senti-me como se estivesse a ouvir um jogador de futebol a dar uma conferência de imprensa.


A desilusão acabou por ser a equipa das manhãs da RComercial, que gosto bastante de ouvir. Tirando a oportunidade de os ver ao vivo (no fundo, é estranho não conhecer as pessoas que me acordam de manhã...!), a Vanda, o Vasco e o Pedro (o Markl não estava), pareciam três crianças num teatro de escola, a quem deram um microfone para improvisar.



EDIT: Set-list do concerto

1. Photograph
2. I Get A Kick Out Of You  (Cole Porter cover)
3. Get Your Way
4. Not While I'm Around
5. Come Together  (The Beatles cover)
6. Twentysomething
7. If I Ruled The World
8. Don't Stop The Music  (Rihanna cover)
9. I'm All Over It
10. Mind Trick
11. These Are The Days
12. Wheels
13. What a Difference a Day Made
14. Love Is A Losing Game (Amy Winehouse cover)
15. High and Dry (Radiohead cover)
16. Mixtape
 

Encore:
 

17.Everything I Know Is You  
18.The Wind Cries Mary (The Jimi Hendrix Experience cover)
 

Encore 2:
 

19.Gran Torino