segunda-feira, junho 23, 2008

Crónicas do Aquário: Capítulo LXX

Se julgam que eu estou a ficar demente porque passo demasiado tempo no Aquário:

HOJE, lá ao canto, na mesa do fundo, estavam dois jovens a estudar. Nada de estranho, é certo.
Curioso era o facto de ao lado dos jovens, cidadãos comuns do IST, estarem DUAS crianças, com uma televisão, a jogar Playstation.

Deviam ser irmãos/primos/etc dois outros dois. De férias, e para não fazerem disparates em casa, ficaram ao encargo dos mais velhos que os juntaram num belo dia de jogatana. (sim, já tive aquela idade e para mim uma tarde em frente a uma consola também era uma tarde bem passada - a diferença para os dias de hoje é que o rácio jogar-à-bola-com-os-amigos/consola era muito maior que o actualmente...)

Escusado será dizer que os miúdos eram a atracção do Aquário, principalmente nas inúmeras entradas e saídas em que transportavam um vasto arsenal como diabolos e "discos voadores".

O ponto alto foi a ida ao almoço. Estava eu com o resto da juventude a preparar o ínicio dos trabalhos quando toda a comitiva chega do almoço: por questões de segurança levaram todo o material com eles... resultado, os mais novos transportavam os portatéis dos mais velhos... e um dos mais velhos transportava... a televisão.




Quando penso que já vi de tudo por lá...

sexta-feira, junho 20, 2008

Memórias

Daqui a uns anos será falado com um misto de saudade;

"lembras-te daquela vez em que cantámos os parabéns à R. no meio do Aquário, às 00.05?"

Foi na noite de quarta para quinta.

segunda-feira, junho 16, 2008

Vitória!

Vitória!



Por mais estranho que este post vos possa parecer, dado que Portugal perdeu ontem com a Suiça, este é um momento de festejar a vitória!



Provavelmente não estão recordados, mas cheguei a relatar neste blog a falta de profissionalismo dos senhores do restaurante "DiCasa" no Vasco da Gama.

A vitória chegou hoje. Ao ver o log das visitas a este blog reparo que alguém chegou aqui procurando no google por "DiCasa Vasco da Gama". De certo que com o meu feedback não terá ficado com a melhor impressão e, quem sabe, terá desistido de por lá passar. Se por acaso foi um dos donos a procurar pela imagem que o seu restaurante passa cá para fora, espero que tenha aprendido qualquer coisa.

Vitória. Este blog fez serviço público uma vez na vida!

sábado, junho 14, 2008

Ecos

Recordo os dois grandes momentos televisivos do dia;

1. Scolari a dizer com todas as letras que é um mercenário; não é nenhuma novidade, mas nada melhor que despedir-se do país que o acolheu de forma tão efusiva com um "eles pagam mais".

2. O Nobel da Literatura, José Saramago, em entrevista na RTP 2 a dizer que:
"nem muito nem pouco, antes pelo contrário". Pensava que destas só os futebolistas. E não me pareceu que fosse ironia da parte dele.

Enfim.

terça-feira, junho 10, 2008

Anita vai pôr gasolina

Na realidade não foi a Anita mas sim o Gervásio.

Hoje comentava para comigo "epah, isto anda fraquinho para o blog...". Ironia...

Perguntaram-me ontem como estava o depósito do carro, "mesmo que esteja a meio é melhor ires atestar". Feito parvo, e porque de manhã ouvi que a greve tinha sido suspensa, decidi não ir. À noite, ao ver as notícias, percebi que a minha decisão tinha sido um erro e assim que jantei fui pôr gasolina...

Ao estar parado na curva que leva à bomba fiquei descansado. O trânsito fluia sem problemas e parecia tudo pacífico. Assim que fiz a curva descobri que a bomba estava cheia... meti-me na fila e aguardei.

Não demorou muito até entrar no "recinto" na bomba. Apesar de tudo estavam a ser eficientes e a despachar os clientes com rapidez... Mais tarde percebi que essa rapidez derivava do facto do gasóleo e da 95 estarem esgotadas...

Consciente que a duração da greve é uma incógnita e que por motivos diversos preciso de ter a garantia que me consigo movimentar, pelo menos, na próxima semana [como julgo que acontece com a maioria] resisti com bravura, enquanto rezava que a Gforce 95 não acabasse enquanto eu estava a ali [como esteve "quase" para acontecer].

Estava tudo em paz. Ao longe a claridade desvanecia-se, num suspiro prolongado. [linda, esta frase.] Foi então que um Polo entra pela bomba a dentro, pára num minuto de indecisão e mete-se atrás de um carro, passado à frente de toda a gente.

Meus caros, mais depressa que a gasolina a arder só a fúria popular. Ao ínicio saiu uma senhora que estava à minha frente e, virando-se para trás incitanto as hostes diz:

"Eu nem sou destas coisas, mas esta senhora passou-me à frente!!!!"

"O quê?? Ela nem pense que vai pôr, ai não vai não!!!"

E pelos vistos a tal senhora estava determinada. A determinação desvaneceu-se assim que quatro ou cinco pessoas se juntaram junto ao carro dela refilar...

Ao voltar para o seu carro, um dos senhores que mais gritava o "ai não vai não", com os seus chinelos e calções vindos da praia ainda comentou com uma pronúncia perfeita:

"É mesmo à português..." ...?

Depois de alguns minutos de espera chega a minha vez que escolher a bomba para encher. Pus-me atrás de um senhor com um Mercedes já antigo. E aguardei. E continuei a aguardar. E assim fiz durante mais 20 minutos. Sim.

O senhor estava um pouco desesperado. Mesmo sabendo que já --não-- havia gasóleo tentava desesperadamente encher o depósito. Ainda conseguiu 25 lts até que a senhora que estava atrás de mim foi muito simpaticamente perguntar-lhe "se ainda demorava muito". Encheu o resto com Gforce diesel e foi-se embora.

Durante esses 20 minutos não perdi tempo. Fui fazer um reconhecimento a ver se ainda havia Gforce 95. É então que apanho um susto. Uma senhora [reparo agora que era só senhoras...] vira-se para mim e diz... "isto não está a funcionar". E ao longe oiço outro senhor a chamar um funcionário a reclamar do mesmo, também da Gforce95. E sim, por mais que se tentasse não saía uma gota em nenhum sitio. Comecei a ver a minha vida a andar para trás, até porque de várias conversas já tinha percebido que já poucas bombas restavam com combustivel...

"Já reiniciamos o sistema, tentem outra vez". E uma sensação de alívio apoderou-se de mim...

Ao ir pagar um senhor da bomba diz-me: "Não falta muito para fecharmos. Já só temos Gforce e mesmo essa está a acabar. Em Telheiras fecharam às 3 da tarde."

E fui para casa a pensar que dias são estes. Não deixa de ser extremamente irónico que à oito dias se espalhasse a mensagem de "não abasteça na Galp, BP ou Repsol nos dias 1, 2 e 3" e hoje tenhamos que ir a correr.